31/03/08

Para os Professores

A violência na escola pode assumir diversas formas, nomeadamente, chamar nomes feios, ofender sobre a raça ou cor, agredir fisicamente, ameaçar, humilhar, lançar rumores…

A violência escolar, nas suas várias manifestações, é um fenómeno cada vez mais frequente, por vezes, exerce-se de uma forma tão subtil, que nem professores, nem auxiliares de acção educativa, nem encarregados de educação se apercebem da sua existência.

Assim, levar os professores a debater, trocar ideias/ experiências e a reflectir sobre a violência e agressividade no meio escolar é de extrema importância não só para o sucesso mas também para o enriquecimento da aprendizagem.

Será que a violência no meio escolar pode dificultar o normal desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem? Ao longo da sua actividade docente considera que este tipo de violência tem vindo a aumentar? E os tipos de agressão praticados são mais visíveis?

3 comentários:

Alex disse...

Obrigado pelo e-mail que me enviou.
Como eu fiz notar no meu blog, não há nenhum estudo que por si, indique algum aumento na violência escolar nos últimos anos. E a minha prática docente, centrada no ensino secundário, também não me deixa ver que o fenómeno tenha ganho força significativa.
Não podemos, contudo, esquecer que a escola é e sempre foi um espelho do meio em que está enquadrada. O aumento do desemprego, alguma conflituosidade social, o sentimento latente de falta de eficácia da justiça que existe em Portugal têm necessariamente de se reflectir nas nossas escolas, pelo que é inteiramente possível que o problema se esteja a agravar.
É importante também enquadrar a violência escolar com a transformação que a escola sofreu nos últimos 30 anos. Ainda nos anos 70, os filhos de pais desempregados não estavam na escola, os filhos de pais que viviam em barracas não estavam na escola, as minorias étnicas não estavam na escola, e por aí em diante. Hoje podem estar. E quanto a mim, isto é um gigantesco avanço civilizacional. Mas não há nenhum progresso que não traga obstáculos, e neste caso, a universalização da escola básica trouxe muita gente à escola que não tira dela o que seria suposto, mas que para lá levam os seus problemas. Este é um problema de sociedade, que a escola sozinha não pode resolver.
Mas, só para finalizar, devemos encarar o futuro com optimismo. Basta lembrar qe quando em Portugal se lesgislaram os nove anos de escolaridade obrigatória, a Suíça comemorava 100 anos da mesma medida. E 100 anos de atraso não se recuperam em 20.
P.S.Uma sugestão à colega. Não pode identificar a sua escola, e também a si no seu blog?

Anónimo disse...

Nos últimos anos a violência na escola tem merecido mais atenção, não só devido à divulgação de alguns estudos efectuados mas sobretudo porque os meios de comunicação tornaram públicos alguns episódios e têm realizado alguns debates sobre o tema.

Por outro lado, em algumas escolas esta temática tem sido abordada, nomeadamente nas áreas curriculares não disciplinares como Formação Cívica ou Área de Projecto o que demonstra o interesse e preocupação crescente por esta problemática no nosso país.

Considero que a existência de violência no meio escolar influência de forma negativa o processo de ensino-aprendizagem, não só porque diminui o rendimento escolar mas porque pode levar ao abandono escolar. Se ocorrer na própria sala de aula perturba o normal funcionamento da aula, o que impede os alunos de aprenderem e os professores de ensinarem…

Anónimo disse...

Já sabem que o nosso Agrupamento tem uma Equipa de Promoção e Educação para a Saúde?

Pretende-se criar condições para que todos contribuam para tornar o ambiente mais seguro, mais positivo, sem conflitos, ligando os conteúdos programáticos à vida, abrindo a escola à comunidade, operacionalizando as dimensões ecológica, psico-social, curricular e comunitária, previstas no Projecto Educativo do nosso Agrupamento.

No dia 10 de Abril passado, seguiu on-line o Plano para a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular que, conjuntamente com a Comunidade Escolar, nos propromos trabalhar no próximo Ano Lectivo.

Os temas comtemplados com o objectivo de desenvolver competências preventivas são: Alimentação Saudável e Exercício Físico, Violência no Meio Escolar, Educação Sexual e ITS e finalmente o Consumo de Substâncias Psico-Activas.

Equipa de Promoção e Educação para a Saúde