28/04/08

Visita de Estudo À Casa do Futuro e Centro Cultural de Belém

No âmbito das disciplinas de TIC e História realizou-se no dia 2 de Abril a visita de estudo À Casa do Futuro e Centro Cultural de Belém.


Na visita de estudo À Casa do Futuro, os alunos tiveram oportunidade de estar em contacto com uma casa com tecnologia e serviços “inovadores” permitindo que estes experimentassem os diferentes equipamentos, percebendo como funcionam, para que servem e de que modo melhoram a qualidade de vida de quem habita um espaço semelhante, respondendo a aspirações tão comuns como o conforto, segurança, vigilância, entretenimento, interacção à distância, entre outras.


Por outro lado, também pretendeu apelar à consciência social dos alunos para a problemática da deficiência (pessoas com necessidades especiais ligadas à mobilidade, à cognição, à visão, à audição e à fala) que têm hoje, à sua disposição, tecnologias preparadas para as ajudar a integrar-se mais facilmente no seu universo de vida.

Na visita de estudo ao Centro Cultural de Belém os alunos viram a exposição de fotografia sobre a emigração portuguesa para França nos anos 60 e de pintura Surrealista.

Relativamente, à visita de estudo que efectuaste faz um balanço do que mais gostaste da Casa do Futuro e do Centro Cultural de Belém e do que menos gostaste. E porquê?


Fotografias dos alunos do 9ºB e 9ºE retiradas no Centro Cultural de Belém.


Turma do 9ºB



Turma do 9ºE

16/04/08

Para os Funcionários e Auxiliares de Acção Educativa

Os Auxiliares de Acção Educativa tem um papel muito importante na escola, pois desenvolvem com os alunos uma relação de proximidade e tem contacto directo com todos os alunos da escola.

Ao longo da sua actividade como Auxiliar de Acção Educativa nas diferentes escolas por que passou nota que existem diferenças no comportamento e atitude dos alunos? Por exemplo, se os alunos estão mais agitados, agressivos, empurram, batem, chamam nomes e insultam uns aos outros com mais frequência?

09/04/08

O Cyber-bullying é um fenómeno sem fronteiras

Actualmente, as novas tecnologias também servem como meio para praticar o Bullying. Para ti, qual será a principal diferença entre o Bullying tradiciopnal e o Bullying virtual. Como se designa esta nova forma de Bullying?